terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Crianças aprendem uma lição de Natal

REPORTAGEM PUBLICADA PELO JORNAL FOLHA DE PALOTINA - EDIÇÃO DE NATAL
Uma verdadeira lição de Natal foi ensinada e aprendida por estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato no mês dezembro. Um concurso organizado pela escola envolveu os alunos na produção de árvores natalinas a partir de materiais recicláveis. Não faltou criatividade e demonstração de verdadeiro espírito natalino, afinal a iniciativa resultou em belos trabalhos e proporcionou a troca de experiências em relação este símbolo importante na tradição de Natal. O que se viu também foi a integração da família para ajudar as crianças a produzir a árvore. Uma comissão avaliou todos os trabalhos e os membros chegaram à conclusão que a tarefa foi difícil, afinal os alunos demonstraram criatividade e, principalmente, de que aprenderam a importância da reciclagem como forma de contribuir com um meio ambiente mais saudável e de qualidade.

Rebeca Feliciano:
”Reciclar é muito importante. O meio ambiente agradece e assim 
o Natal é mais feliz”.

A estudante Rebeca Filiciano, do terceiro ano, foi a vencedora do concurso. Ela produziu uma árvore usando jornais, tampinhas de garrafas, sacolas de mercados, isopor e barbante. Tudo isso junto com criatividade resultou numa bela árvore. Rebeca diz que teve a ajuda da mãe para colocar em prática sua idéia. “Pegamos os materiais recicláveis e idealizamos esta árvore. Depois pintamos ela com as cores do Natal”, diz Rebeca. A menina revela que reciclar é muito importante e que na sua casa já é feita separação do lixo.

Matheus Brickmann Teles:
“No Natal as pessoas ficam mais amorosas e se unem mais. Todos 
nós  devemos  reciclar para o meio ambiente ficar mais limpo”. 
Matheus Brickmann Mariela Teles usou garrafas pet verdes para fazer uma bela árvore de Natal, classificada em segundo lugar. Tampinas e um cabo de vassoura formaram o tronco e um pedaço de madeira, a base. Matheus disse que toda a família ajudou a montar a árvore e ficou feliz por obter o segundo lugar no concurso. Sobre o Natal Matheus disse que esta data é muito importante porque as pessoas ficam mais amorosas e se unem mais. A respeito da reciclagem ele resume: “todos nós devemos reciclar para o meio ambiente ficar mais limpo”. Matheus pratica a reciclagem brincando. Ele disse que sempre separa objetos e leva para o avô que produz para ele alguns brinquedos.
Nathália Gysi Eberhrdt:
“Reciclar é muito importante para nossa vida e para o meio ambiente.
Quem também obteve destaque no concurso é a estudante Nathália Gysi Eberhrdt. Ela produziu uma árvore em forma de brinquedo usando materiais como garrafas pet, tampinha de garrafa, fibra e até mesmo uma grade de metal velha. Nathália conta com juntou os objetos e foi montada a árvore com ajuda da família. Ela disse que ficou muito contente porque sua árvore foi classificada em terceiro lugar no concurso. Nathália revelou que sempre usa materiais recicláveis para brincar. Na escola ela aprendeu que os materiais recicláveis não devem ser jogados com o lixo comum porque podem ser úteis e também gerar renda para as pessoas que fazem a coleta na cidade. “Reciclar é muito importante para nossa vida e para o meio ambiente”, disse ela.


Da escola para casa, boas ações e iniciativas

As escolas de Palotina tem levado a sério a educação ambiental conscientizando os estudantes e a comunidade sobre a importância da reciclagem. No caso da Escola Monteiro Lobato, a diretora Silvia Vargas disse que há vários anos o tema motiva a implementação de projetos que resultam em ações essenciais para que de fato ocorra a reciclagem através da separação do lixo em casa e na escola. A professora diz que no início as crianças traziam materiais recicláveis para a escola e os mesmos proporcionavam a geração de renda que era revertida em ações pedagógicas. Com muita criatividade os professores também desenvolviam diversas atividades que envolviam a comunidade como oficinas de produção de materiais com sucatas e um concurso para produzir Robôs. Todas as atividades foram são importantes para verdadeiramente conscientizar as crianças da importância da reciclagem. “Sempre procuramos ensinar as crianças e a comunidade que é importante Reduzir o consumo, Reutilizar os materiais quando possível e Reciclar sempre. Acreditamos que esta lição foi aprendida e agora está sendo compartilhada por todos”, diz.